top of page

Segredos da própolis

 

Você sabia que a colmeia interna é o ambiente natural mais estéril encontrado em nosso planeta?

A própolis de abelha desempenha um papel importante como escudo protetor da colmeia. É o sistema imunológico da colmeia funcionando naturalmente em parceria com a natureza e também pode tornar o nosso sistema mais saudável.

A própolis é algo novo?

Não é de hoje que a humanidade conhece e utiliza a própolis. Registros históricos mostram que civilizações milenares, como os Egípcios, a utilizavam como antisséptico e também para embalsamar seus mortos, livrando-os dos decompositores. Os Incas a utilizavam em situações de febre; e os legionários do Império Romano a utilizavam para curar suas feridas. Os Gregos, dentre eles Hipócrates, adotaram a própolis como cicatrizante interno e externo. Plínio, um historiador Romano, refere-se a ela como um medicamento capaz de reduzir inchaços e aliviar dores.

A melhor própolis do mundo é brasileira

Hoje, a própolis brasileira é classificada como a melhor própolis do mundo, devido à grande variedade de plantas e um clima favorável para esta produção. Conhece-se, no Brasil, 13 diferentes tipos de Própolis, sendo 3 delas bem caracterizadas.

Um dos segredos da própolis

As pesquisas sobre a própolis continuam. Laboratórios de todos os cantos do mundo trabalham intensamente analisando seus compostos exatos e suas características. A composição química ainda é uma área empolgante, onde muitas pesquisas acontecem. Hoje, está estabelecido que a própolis contém ácidos orgânicos aromáticos e bioflavonoides. Na literatura você encontra mais de 20 substâncias bem definidas e descritas, bem como cerca de 500 variedades de compostos bioativos são identificados nas diferentes própolis e, certamente, muitas outras serão encontradas nos próximos anos.

A abelha produz a própolis como um antibiótico natural

Própolis é a substância antibiótica mais antiga já conhecida. A própolis é uma poderosa substância utilizada pelas abelhas como um antibiótico. Ela enverniza os favos das crias, as paredes e o teto da colmeia, impedindo a proliferação de micróbios e vírus, além de ser usada para embalsamar inimigos que porventura entrem na colmeia.

Existe alguma relação entre a própolis e a origem botânica da planta?

Algumas árvores encontradas na natureza produzem um tipo de resina com propriedades antibacterianas e antifúngicas que protegem o vegetal do ataque de insetos e fungos. Ao coletarem essa resina, as abelhas a levam para a colmeia. Lá ela será misturada à cera e também à outras secreções das abelhas, formando a própolis, uma substância rica em diferentes compostos bioativos. Essa substância é um poderoso antioxidante dentro da colmeia.

Quantidade de própolis produzida?

Por ano, uma única colmeia pode produzir em média entre 100g e 800g de própolis.

Curiosidade sobre a função antibiótica natural da própolis

Muitos estudos feitos com a própolis comprovam sua ação antibacteriana e, por esse motivo, ela é classificada como um poderoso antibiótico natural. Sua grande vantagem é que a própolis, ao contrário dos antibióticos comuns, só destrói as bactérias prejudiciais à saúde, preservando as outras, como, por exemplo, as bactérias da flora intestinal. Outro fator muito importante é que as bactérias não criam resistência à própolis, como ocorre com os antibióticos sintéticos.

bottom of page