O que é a própolis?
É a defesa natural da colmeia. É pegajosa, com diferentes colorações, quase como uma cola (alguns a chamam de “a cola da abelha”). É usada pelas abelhas para selar toda e qualquer rachadura ou qualquer abertura em potencial na colmeia. As abelhas coletam resinas de brotos de folhas de diferentes árvores e, após uma transformação enzimática, forma-se esta substância, denominada própolis. Elas sabem onde obter as melhores variedades de compostos naturais para maximizar a proteção de seu habitat, protegendo-o contra vários micro-organismos patológicos.
A composição da própolis tem uma grande variação conforme a origem botânica regional, bem como os fatores físicos, geográficos e naturais que se desenvolvem ao redor das colmeias, onde as abelhas coletam as substâncias necessárias.
Em sua forma bruta, a própolis é composta basicamente de resinas (50%), Cera (30%), óleos essenciais (10%), pólen (5%) e outras substâncias, como vitaminas e minerais.
Desta forma, o processo de extração da própolis é muito importante para a retirada de algumas substâncias que não são bem aproveitadas pelo nosso organismo, concentrando na purificação dos compostos bioativos da própolis, principalmente os ácidos orgânicos aromáticos e os bioflavonoides, que fazem dela um produto perfeito na colmeia, assim como para o nosso organismo.